Informação sobre colesterol LDL e Colesterol HDL, o que é colesterol alto, baixo, bom e ruim, alimentos que deve ingerir para baixar o colesterol, assim como cuidados a ter na alimentação para controle dos valores de colesterol HDL E LDL. Medidas para manter uma vida saudável.


quarta-feira, 22 de junho de 2011

Tratamento do Colesterol

O seu médico de família poderá aconselhar sobre o tipo de tratamento que mais se adequa a si.
Se tiver sido diagnosticado com colesterol elevado, será aconselhado a ter uma alimentação com baixo teor de gorduras, e a praticar bastante exercício regular. Se, após alguns meses, o colesterol não baixar, poderá ser aconselhado a tomar medicamentos para o efeito.
Uma dieta saudável com baixo teor de gorduras saturadas pode reduzir o seu nível de LDL (“colesterol mau”). Deve incluir alimentos de todos os grupos: hidratos de carbono (cereais, arroz, batata, massa), proteínas (carne magra, frango por exemplo, e peixes gordos), e gorduras insaturadas (margarinas mono e polinsaturadas e óleo vegetal ou de girassol). Deve também ingerir pelo menos cinco porções de fruta e vegetais por dia.
As estatinas podem diminuir o colesterol, e são úteis também para evitar e tratar a aterosclerose. No entanto, as estatinas podem originar alguns efeitos secundários ligeiros, como prisão de ventre, diarreia, dores de cabeça e dores abdominais.
Pode ser recomendada uma pequena dose diária de aspirina, que pode evitar a formação de coágulos sanguíneos. No entanto, as crianças com menos de 16 anos não devem tomar aspirina.