Informação sobre colesterol LDL e Colesterol HDL, o que é colesterol alto, baixo, bom e ruim, alimentos que deve ingerir para baixar o colesterol, assim como cuidados a ter na alimentação para controle dos valores de colesterol HDL E LDL. Medidas para manter uma vida saudável.


quarta-feira, 22 de junho de 2011

Sintomas do Colesterol

O colesterol elevado está ligado a problemas de saúde sérios, como doenças cardíacas, angina de peito e AVC.
A doença coronária é causada pelo estreitamento das artérias (aterosclerose) que fornecem sangue ao coração. Os depósitos de gordura, como o colesterol e outros produtos eliminados, acumulam-se no interior da artéria. Esses depósitos chamam-se placa e limitam o fluxo de sangue que passa pelas artérias.
Se tiver sintomas de aterosclerose, também poderá ter um nível elevado de colesterol. Os sintomas incluem angina (dores no peito causadas pela redução do fluxo sanguíneo ao coração), dores nas pernas (devido ao estreitamento da artérias que fornecem o sangue aos membros inferiores) e coágulos sanguíneos nas artérias que levam o sangue ao coração (trombose coronária). Os coágulos sanguíneos podem levar a insuficiência cardíaca.
Os depósitos de colesterol podem causar manchas amarelas (xantomas) à volta dos olhos ou noutras partes da pele. Estas manchas muitas vezes são visíveis em pessoas com colesterol elevado herdado (quando há antecedentes familiares de colesterol elevado).