Informação sobre colesterol LDL e Colesterol HDL, o que é colesterol alto, baixo, bom e ruim, alimentos que deve ingerir para baixar o colesterol, assim como cuidados a ter na alimentação para controle dos valores de colesterol HDL E LDL. Medidas para manter uma vida saudável.


quarta-feira, 22 de junho de 2011

Causas do Colesterol

Existem vários factores de risco relacionados com o seu estilo de vida que podem aumentar as probabilidades de vir a ter o colesterol elevado. Por exemplo, uma alimentação pouco saudável com alto teor de gorduras saturadas, falta de exercício, excesso de peso, fumar e beber grandes quantidades de álcool. A quantidade recomendada de álcool é 3 a 4 unidades por dia (homens) e 2 a 3 unidades por dia (mulheres).
Entre os alimentos com alto teor de gorduras saturadas, podemos encontrar carnes vermelhas, salsichas, queijos duros, manteiga, banha e massas, bolos, bolachas e nata ácida.
Existem algumas doenças tratáveis que podem também causar um colesterol elevado: hipertensão (tensão arterial alta), diabetes, problemas de fígado e rins, inflamação aguda do pâncreas (pancreatite aguda) e uma glândula tiróide hipoactiva.
Outros factores fixos de risco também podem causar o colesterol elevado. Se tiver antecedentes familiares de doença coronária, AVC ou outras doenças relacionadas com o colesterol, terá uma probabilidade maior de ter colesterol elevado. A idade, a menopausa precoce nas mulheres e o grupo étnico também são factores de risco. Pessoas de descendência indiana, paquistanesa, bangladeshi ou cingalesa têm um maior risco de virem a ter elevados níveis de colesterol.