Informação sobre colesterol LDL e Colesterol HDL, o que é colesterol alto, baixo, bom e ruim, alimentos que deve ingerir para baixar o colesterol, assim como cuidados a ter na alimentação para controle dos valores de colesterol HDL E LDL. Medidas para manter uma vida saudável.


segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O que afeta os níveis de colesterol

Vários fatores podem causar níveis de colesterol pouco saudáveis. Alguns dos fatores não podem ser alterados, mas a maior parte dos fatores podem e devem ser modificados.

FATORES QUE VOCÊ NÃO PODE MUDAR
- Hereditariedade. A quantidade de colesterol LDL presente no seu corpo e a velocidade com que é removido do seu corpo são determinados em parte por genes. Colesterol alto pode funcionar nas famílias. No entanto, poucas pessoas ficam condicionadas a colesterol alto apenas pela hereditariedade, e todos podem tomar medidas para diminuir seu colesterol. Além disso, mesmo que o colesterol elevado não seja hereditário, você ainda pode desenvolvê-lo. O colesterol alto é uma condição comum, até mesmo em pessoas jovens, e até mesmo naqueles que não têm história familiar.
- Idade e sexo. Colesterol no sangue começa a subir em torno da idade de 20 anos e continua a subir até cerca dos 60 ou 65 anos de idade. Antes dos 50 anos, os níveis de colesterol total dos homens tendem a ser mais elevados do que os das mulheres da mesma idade, mas depois de 50 anos de idade, acontece o oposto. Isso porque com a menopausa, os níveis de LDL das mulheres muitas vezes sobe.

FATORES QUE VOCÊ PODE MUDAR
- Dieta. Três nutrientes em sua dieta fazer subir os níveis de LDL, nomeadamente:
a) A gordura saturada, um tipo de gordura encontrada principalmente em alimentos que provêm de animais; 
b) A gordura trans, encontrada principalmente em alimentos feitos com óleos hidrogenados e em gorduras tais como margarina, biscoitos e batatas fritas;
c) Colesterol, que vem somente de produtos de origem animal.
É importante saber que a gordura saturada aumenta o nível de colesterol LDL mais do que qualquer outra coisa em sua dieta. Dietas com muita gordura saturada e gordura trans são a principal causa de altos níveis de colesterol no sangue, um dos principais colaboradores para a alta taxa de ataques cardíacos.
- O excesso de peso. O excesso de peso tende a aumentar o seu nível de LDL. Além disso, ele normalmente eleva triglicerídeos, uma substância gordurosa no sangue e nos alimentos e reduz o HDL. Perder os quilos extras pode ajudar a diminuir o LDL e triglicerídeos, enquanto eleva o HDL.
- A inatividade física. Ser fisicamente inativo contribui para o excesso de peso e pode aumentar o LDL e diminuir o HDL. Atividade física regular pode elevar o HDL e triglicerídeos mais baixos, e pode ajudá-lo a perder peso e, dessa forma, ajudar a diminuir o LDL.

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