Informação sobre colesterol LDL e Colesterol HDL, o que é colesterol alto, baixo, bom e ruim, alimentos que deve ingerir para baixar o colesterol, assim como cuidados a ter na alimentação para controle dos valores de colesterol HDL E LDL. Medidas para manter uma vida saudável.


quarta-feira, 22 de junho de 2011

Definição de colesterol

O colesterol é um lípido (gordura) produzido pelo fígado a partir de alimentos ricos em gordura, e é necessário para o funcionamento normal do corpo, estando presente nas membranas (camadas externas) de todas as células do organismo.
O colesterol é transportado no sangue por moléculas que se chamam lipoproteínas, e que podem ser de três tipos principais:
- Lipoproteína de baixa densidade (LDL) - “colesterol mau” – pensa-se que é a causa de doenças arteriais. A LDL transporta o colesterol do fígado para as células e, se houver demasiado colesterol para uso das células, este pode ficar acumulado, o que é prejudicial.
- Lipoproteína de alta densidade (HDL) - “colesterol bom” – pensa-se que evita doenças arteriais. A HDL leva o colesterol das células para o fígado, onde é processado e eliminado.
- Os trigliceridos são produzidos pelo fígado e encontram-se nos lacticínios, na carne e nos óleos para cozinhar. O risco de ter os valores de trigliceridos elevados aumenta se tiver excesso de peso peso e se tiver uma alimentação rica em gorduras.

Conheça as causas do colesterol
Conheça os sintomas do colesterol
Saiba como prevenir o colesterol
Saiba como controlar o colesterol
Veja como é feito o tratamento do colesterol